Como criar curso online?

Hoje iremos demostrar um ótima oportunidade para quem está pensando em criar um curso online, mas ainda não sabe como ou qual a melhor opção. A primeira coisa a se fazer para criação de um curso online é observar alguns pontos importantes:

Checklist inicial

  • Qual o tema do curso?
  • Que tipo de curso a distância ele será (autoinstrucional, colaborativo, baseado em projetos, baseado em problemas, etc)?
  • Com base na resposta anterior podemos decidir o número limite de alunos?
  • Qual deverá ser a disponibilidade de tempo dos alunos para estudo semanal?
  • Qual a duração total do curso?
  • Qual o nível de instrução exigido para ser aluno do curso?
  • É pré-requisito para participar do curso ter formação em uma determinada área e/ou alguma experiência profissional específica?
  • Qual será a faixa etária aproximada do público-alvo?
  • Que nível de fluência tecnológica os alunos precisam ter para o curso (quais aplicativos, softwares etc deverão saber manusear)?
  • Será necessário que os alunos possuam fluência na leitura em uma segunda língua? Se sim, qual?

Após observar e planejar os pontos apresentados anteriormente, podemos da andamento a elaboração do curso online.

Carga Horária

Se o projeto é para curso livre não existe uma regra ou um órgão regulador. Na verdade o mais importante é pensar no lado do aluno. Lembrando que a carga horária deve ser distribuídas entre exposição do conteúdo, exercícios práticos e discussões quando pertinentes.

Exposição do conteúdo

Na exposição do conteúdo podemos usar diversas formas tais como vídeo, áudio e materiais escritos. A melhor forma de apresentação sempre está ligada ao tipo de conteúdo.

Exercícios Práticos

Os exercícios devem ser interessante tanto quando o conteúdo e o aluno deve sentir utilidade prática. As possibilidades são exercícios fechados de auto correção tais como resposta única, completar a frase, associar colunas, etc. Além de exercícios abertos tais como responder uma pergunta dissertativa, elaborar uma redação, gravar um vídeo ou áudio, etc. Assim como na exposição do conteúdo a melhor possibilidade varia conforme os temas abordados.

Discussões

Quando pertinente é possível usar recursos de interação entre os alunos a fim de promover discussões relacionadas ao conteúdo.

Podemos ajudar você a Criar um Curso Online de Graça, entre em contato. Temos uma ótima plataforma para vendas e criação do curso. Além de total disposição para consultoria sobre o planejamento e execução do projeto de curso online.

Atenciosamente, equipe EducMax.com

Posted in Blog.

2 Comments

  1. É muito muito interessante a proposta. Conhecendo a competência do proponente imagino que só possa ser coisa boa.
    Gostaria de saber mais a respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *