Categorias
Dicas

Considerações sobre transformar disciplina presencial em EaD

Um professor do curso de graduação em Gestão Ambiental que desenvolve a disciplina Recursos Hídricos e Poluição da água necessita transformá-la em disciplina a distância. Ele o convidou para produzir o Design Instrucional do curso.

Situação Problemas

Um professor do curso de graduação em Gestão Ambiental que desenvolve a disciplina Recursos Hídricos e Poluição da água necessita transformá-la em disciplina a distância. Ele o convidou para produzir o Design Instrucional do curso.


Etapa de Análise do DI:

O que se pretende em termos educacionais?

Como é um curso para nível superior buscaremos desenvolver, além dos conhecimentos técnicos, o pensamento crítico e autoral sobre os Recursos Hídricos e Poluição da água. Principalmente através de interações escritas e elaboração de projetos.

Quem serão os atores da ação educativa?

Em primeiro lugar vamos considerar a cultura da instituição na qual o curso esta vinculado. Em seguida conhecer o professor responsável pelo desenvolvimento da disciplina. O qual juntamente com nosso acompanhamento levará em conta o perfil dos alunos e da instituição. A viabilidade no que se diz respeito ao desenvolvimento e implantação de cada material desenvolvido também será considerada. Onde cada professor tutor terá no máximo 30 alunos para acompanhar.

Lembrando que o público-alvo são alunos do curso a distância que já estão acostumados com o AVA (ambiente virtual de aprendizagem).

Quais as informações disponíveis em relação ao conteúdo e aos materiais?

Habilidades e competências:

  • Reconhecer e definir, os problemas ambientais dos processos produtivos, nos conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e nas demais questões que implicam em relações com o ambiente;
  • Avaliar, propor, decidir e intervir em processos de gestão ambiental participativa; Compreender as inter-relações entre as múltiplas dimensões do conhecimento e da realidade que afetam a questão ambiental;
  • Atuar em grupos interdisciplinares desenvolvendo autonomia e espírito de trabalho em equipe, proporcionando um aprendizado contínuo, compartilhado e abrangente por toda a organização e/ou projeto;
  • Oferecer oportunidades de envolvimento nas demandas sociais, de forma individual e em equipe, estimulando a capacidade de desenvolver processos participativos com os diferentes setores da sociedade;
  • Apoiar o desenvolvimento de qualidades éticas, baseadas no sentido da justiça e do bem-estar coletivo, frente aos diferentes públicos (interno e externo); e
  • Propor e influenciar formas de atuação em projetos e propostas, estimulando a capacidade de liderança, trabalho em equipe e gerenciamento de conflitos.

Fonte: http://www.ufgd.edu.br/fcba/gestao-ambiental/competencias

Solução sucinta em termos de DI (características gerais do curso).

De forma geral o curso será dividido em unidades onde o aluno terá acesso aos conteúdos disponibilizados em textos, vídeos, infográficos, animações, entre outros. Uma parte do material deverá ser desenvolvida pelo professor, podendo outras serem de terceitos. Paralelamente ao estudo dos materiais os alunos deverão realizar projetos e produções autorais individuais e em grupo.

Etapa de DI

Ementa:

Eficiência atual no uso da água. Necessidade de aumento da eficiência do uso da água. Medidas aplicáveis ao uso eficiente da água. Indicadores de eficiência. Metas no consumo urbano, agrícola e industrial. Conservação de nascentes. Uso eficiente da água no abastecimento público e industrial. Eficiência de irrigação e controle de perdas.

Fonte: http://ppeamb.ufrpe.br/disciplinas.htm

Unidades de Estudo

  • Unidade 1: Eficiência, necessidades e medidas no uso da água.
    • Semana 1: Estudos dos materiais.
    • Semana 2: Participação ativa.

Objetivos específicos

  • Expor o quadro atual no uso da água.
  • Investigar as principais falhas no uso sustebtável da água.
  • Descrever possíveis souções para melhorar a eficiência no uso da água.

Recursos didáticos

  • Textos escritos.
  • Vídeos explicativos e reflexcivos.
  • Fórum de discução e dúvidas.
  • Infográficos.

Aprendizagem

Os alunos deverão estudar os materiais (aprendizagem auto gerida) e participar ativamente das discuções e projetos (aprendizagem colaborativa).

Avaliação

  • Textes objetivos para o aluno ter um feedback de seu conhecimento técnico.
  • Elaboração de uma projeto sobre tratamento de água.

Comentários Gerais

Todos os materiais e atividades desemvolvidos e planejados devem sempre buscar antes do produtos a qualidade pedagógica e a validade real para o dia a dia dos futuros gestores.

Por Miguel Urtado

Filho de agricultores, graduado em música, especialista em Design Instrucional e Desenvolvimento para Dispositivos Móveis.